O capim-limão, também chamado de capim-santo ou capim-cidreira, é uma planta originária da Índia, cujo nome científico denomina-se Cymbopogon citratus Stapf.
Sua utilização no preparo de chás é muito comum, seja na forma de infusão ou a partir da fervura de suas folhas.
Os óleos essenciais presentes em sua composição são largamente utilizados para fins medicinais. Em especial, o citral, um de seus componentes principais, é empregado tanto na indústria cosmética como aromatizante (em razão do seu odor característico de limão); como também vastamente utilizado na indústria farmacêutica, devido seu potencial terapêutico.
De acordo com estudos, este composto pode colaborar no controle da hipertensão devido sua ação diurética, contribuindo para menores valores pressóricos.
Sua atuação como agente antifúngico e anti-inflamatório também são evidenciadas na literatura, embora os exatos mecanismos de ação envolvidos não sejam totalmente esclarecidos. 
 Ainda falando de seus benefícios, acredita-se que este composto possua ação no sistema nervoso central, mais especificamente, atuando no controle da ansiedade.
Porém, persistem dúvidas se a administração do chá de capim-limão seja realmente útil na amenização destes sintomas, sendo que seus efeitos são mais fortemente observados na forma de óleo essencial.