A Receita famosa entre os praticantes de atividade física, a omelete de clara de ovo tem sido proposta como uma forma mais saudável da preparação, ajudando no ganho de massa muscular e no emagrecimento.
A ideia da retirada da gema visa reduzir o consumo de gordura e colesterol, focando apenas na ingestão das claras, que são ricas especialmente em proteínas de alto valor biológico. Mas será está uma estratégia realmente eficiente?
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition diz o contrário. Após alguns testes, o ensaio mostrou que a ingestão de ovos inteiros depois do exercício físico resultou num maior estimulo da síntese proteica quando comparada somente à ingestão das claras.
Ao contrário que muitos pensam, a gema também contém proteína, mais precisamente, cerca de 40% da proteína total contida no ovo. Além disso, é a parte do ovo com maior densidade nutricional, pois possui gorduras, vitaminas A, D e E, complexo B, colina, cálcio, zinco, ferro, selênio e carotenoides, como luteína e zeaxantina.  
Fora os benefícios nutricionais como um todo, alguns destes nutrientes influem de maneira positiva na modulação e otimização do estímulo à síntese proteica e por isso, não convém o descarte da gema visando melhoras neste processo.