logo IMeN

A artrose e a terceira idade

A artrose acomete preferencialmente as pessoas a partir dos 50 anos. Alguns dados estatísticos mostram que mais de 2 milhões de pessoas apresentam algum quadro e grau de artrose no Brasil.
A artrose trata-se de um fenômeno absolutamente natural e envolve o desgaste da cartilagem que reveste nossas articulações e faz parte do envelhecimento. Quando se trata de articulação estamos falando de uma estrutura localizada, de forma geral, entre os ossos. Sua função é reduzir o atrito gerado por eles diante da realização de movimentos.
Os sintomas da artrose são dores nas articulações afetadas, especialmente ao final do dia, podem ser acompanhadas de inchaço dificultando a realização de atividades práticas do dia a dia e limitação funcional, que impede a realização de atividades práticas diárias. Outra característica importante é a rigidez das articulações, prejudicando o movimento que passa a ser acompanhado por rangidos ocasionais.
Nos quadros iniciais, os sintomas são intermitentes, ou seja, se manifestam por um período e cessam por alguns momentos. Nessa fase, os cuidados preventivos podem fazer a diferença.
Existem muitas pesquisas sobre o melhor tratamento para curar a artrose, no entanto, a cura completa ainda não foi descoberta, porque não existe uma única forma de tratamento, que rapidamente possa eliminar todos os sintomas. Sabemos que, quando o tratamento é bem direcionado, este pode melhorar significativamente a vida do indivíduo, trazendo alívio da dor e melhora dos movimentos.
Objetivos gerais:
- Redução do peso, no mínimo 10% do peso inicial.
- Atividade física, no mínimo cinco vezes por semana, intercalando os exercícios aeróbicos, fortalecimento postural, e tonicidade muscular.
- Prescrição individualizada de analgésicos e anti-inflamatórios.
- Manter níveis corretos de Cálcio, Magnésio e Vitamina D, utilizando suplementos, se necessários.

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br